quinta-feira, 12 de junho de 2008

HISTÓRIA, 1993 - A Cia Sem Máscaras e seu Encontro com Ademar Guerra


Em 93, a já formada Cia Sem Máscaras se inscreveu no Sesc para o Projeto Leituras Dramaticas, foi aí que conhecemos o diretor teatral Ademar Guerra, monstro sagrado do teatro nacional, ele vinha a S.José dos Campos-SP para coordenar esse projeto de leituras. Quando conheci, confesso que com minha pouca idade sabia menos de sua gigantesca fama e notoriedade. Mas ele, num gesto de imensa humildade, me escolheu, para ficar ao seu lado durante o processo, e aprender com ele, já que eu tinha me aberto e dito a ele no primeiro dia do projeto: "Seu Ademar, tenho apenas 18 anos, tá certo que faço teatro desde os 12, mas estou inseguro pq vou começar a dirigir uma peça, convocado por membros da minha cia, não tenho nenhuma experiência em dirigir, será que posso acompanhá-lo pra ver se aprendo alguma coisa?" E ele disse: "Sou um velho babão e burro, não sou Jesus Cristo, pra dizer "venha a mim as criancinhas", se vc quiser ficar ai do lado enquanto eu dirijo, fique, eu não vou nem ligar se vc aprende ou apenas cheira meus puns" Mas foi ai que senti que dentro daquela ranzinzisse estava contida uma generosidade e uma carisma imenso. Fui o unico, junto com a diretora cultural do Sesc (Beth Brait Alvim)a ter acesso atodos os ensaios de Ademar. Ficamos amigos. Depois das Leituras ele me deu muitos conselhos, e muitos livros. Quando fui a sua casa, vi uma das cenas mais poéticas e marcantes da minha vida. Ví um Ademar Guerra sentado nú da cintura para baixo, com uma camiseta de teatro,sentado numa pilha de livros, batendo seu cigarro num cinzeiro que estava apoiado em uma pilha de fitas vhs (de genios como Kurosawa, Saura, Welles, De Sica, etc)e com uma xicara de chá numa das mãos, quando recostava a xicara, era pra debruça-la em cima de um texto original, com rasuras, e escrito a maquina, com lembretes e tudo, e era assinado por Nelson Rodrigues.

Ademar Guerra dirigiu peças como Hair com Sonia Braga, e Marat Sade, com Ruth Escobar. Saiba mais sobre Ademar Guerra, clique no link abaixo:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=personalidades_biografia&cd_verbete=685

Nenhum comentário: