Pela Experiente Companhia:
A Companhia Sem Máscaras de Teatro de Rua é um grupo que se destaca
no cenário das artes cênicas do estado de São Paulo em função de sua
longevidade; existindo desde 2003, estabilidade; possuindo uma sede própria na
cidade de São José dos Campos, Capital do Vale do Paraiba, Estado de São Paulo,
e constância; com freqüentes apresentações dos espetáculos anteriores que
possuiu em cartaz: “A Senhora dos Sonhos
de Cordel”, de Ariano Suassuna, “Sopa de Pedra” de Tatiana Belinsky,
“Milkshakespeare” de Valter Vanir Coelho, “Velha Infancia” do Grupo Meninos de
Araçuai, “Do Alto do Seu Encanto” de Valter Vanir Coelho e “Lulu Minada” de
Griselda Santaolla. Além das oficinas que oferece em sua sede.
Pelo Efeito Multiplicativo
No presente projeto, ela trás a longa experiência acumulada nas apresentações em espaços cênicos abertos para propor uma ressignificação da utilização das praças públicas. Essas, nos últimos anos, têm se tornado um espaço apenas de passagem para a maior parte dos cidadãos. A Companhia Sem Máscarasentende que as apresentações teatrais e artísticas de uma forma geral, nas praças públicas, criam um ambiente atraente para os diversos indivíduos, representantes das mais variadas classes sociais, que, no momento da apresentação, unem-se num único coletivo, desfrutando de sentimentos semelhantes de deleite estético, emocional e intelectual. A partir da semente plantada pelo espetáculo, são múltiplas as possibilidades de ressignificação da praça, entre as quais: espaço para a reflexão e troca de idéias, espaço de reunião da família/ amigos em busca de descanso e/ou lazer, espaço de encontro e comunhão dos diversos grupos sociais.
E Abrangência Social:
Um outro ponto importante a ser
destacado neste projeto é a escolha, para a apresentação dos espetáculos, de
municípios que não contam com leis de incentivo local para a produção/
circulação cultural. Nos últimos anos, na Região do Vale do Paraiba, no Estado
de S.Paulo, essas leis têm sido as grandes responsáveis por fomentar o
desenvolvimento artístico/cultural nos municípios que a adotam (São José dos
Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava, Pindamonhangaba, etc). Essas leis, de uma
forma geral e de maneira não explícita, acabam solicitando que o produto
cultural delas resultante fique nos municípios de origem, inviabilizando a sua
circulação por outras cidades da região.
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